Este post apresentará, minha opinião e da minha amiga Márcia (marciasouzalemos.blogspot.com.br) sobre um capítulo de livro de Santos (2013) o qual nos foi sugerida a leitura e análise!
• Para quem estiver lendo, conseguir compreender nossa linha de raciocínio, cabe dizer que resumimos e em meio ao resumo expressamos nossa opinião, não tão explícita, mas perceptível. •
O
capítulo do livro de Santos (2013) sobre Recursos Educacionais abertos, traz
uma reflexão sobre os popularmente conhecidos REA (Recursos Educacionais
Abertos). Que é uma ferramenta da Internet para publicação de conteúdos com
fins educativos, com algumas restrições quanto ao uso dos mesmos.
É
preciso conhecer como foi fundada a ideia desse recurso. Ele segue os
princípios do movimento do software livre e de código aberto. O fundador, Wayne Hodgins, criou a expressão
“conteúdo aberto” para promover o uso desses recursos. Foi fundado, a
principio, no Forum on the Impact of Open CourseWare for Higher Education in
Developing Countries, promovido pela UNESCO.
Foi
basicamente instituído, com base em duas iniciativas: a fundação da Creative Commons
e o Consórcio OpenCourseWare. Conforme citação:
A
primeira possibilita aos detentores de direitos autorais escolherem de quais
direitos desejam abrir mão, permitindo que usuários de conteúdos educacionais
copiem, adaptem, traduzam e compartilhem recursos livremente. A segunda
iniciativa envolve diversas instituições de ensino em todo o mundo que se
reuniram em um consórcio para fomentar o movimento REA por meio da produção de
conteúdos e aconselhamentos sobre políticas, promoção e pesquisa. (SANTOS,
2013, sp)
Essas
iniciativas foram auxiliadoras dos Recursos Educacionais em seu todo. Desde sua
criação, objetivos, mas, principalmente nas regras para utilização dos
conteúdos colocados nesse meio tecnológico. Outro auxílio fundamental das
iniciativas apresentadas anteriormente foi à criação, de um grupo de pessoas
mundial, para que esses recursos não morram, mas sejam cultivados a partir de
várias pessoas, ideias e locais.
Cabe
ressaltar que outros materiais educacionais, só são considerados REA se
possuírem uma licença para uso do mesmo. Embora seja um recurso eficaz e
interativo, no Brasil ainda não podem ser consideradas experiências completas
do REA. Algumas iniciativas de conteúdo digital aberto estão procurando se
aprimorar para se enquadrar como um REA.
O
movimento dos Recursos Educacionais Abertos no Brasil, ainda precisa ser
aprimorado em diversos âmbitos. Isso se faz necessário, quando se observa que
nem todas as classes econômicas presentes no país possuem acesso a Internet. É
preciso que todos os setores públicos invistam nessa ideia para que funcione a
implementação desse movimento. Iniciativas como o RIVED (Rede Interativa
Virtual de Educação) foram classificadas como objetos ao invés de recursos
educacionais. Se o “objetivo” da iniciativa fosse verdadeiramente considerado,
poderia se enquadrar nessa categoria.
Há
várias iniciativas nesse ramo, mas nem todas se enquadram em REA’s. Muitas
vezes utilizadas como uma forma de suprir a falta de recursos de ensino no
país, mas não são consideras recursos educacionais abertos.
Traremos aqui, dois exemplos de portais de Recursos Educacionais Abertos e uma pequena opinião sobre os mesmos.
Matemática
Multimídia (http://m3.ime.unicamp.br/)
O portal Matemática Multimídia oferece uma série de cursos que auxiliam
o professor da rede pública a unir o uso dos objetos de multimídia na
aprendizagem à sala de aula. Os recursos mais utilizados são os produzidos pela
Unicamp para a Matemática Multimídia. Este portal possui mais de 350 recursos
educacionais, sendo estes no formato de vídeos, áudios e softwares na qual é
permitido o uso de cópias para estudos pessoais. Sendo de fácil acesso e com recursos interessantes, esse portal é bem legal para todos os professores interessados.
RIVED (rived.mec.gov.br)
Mesmo não sendo considerado um REA, o RIVED está caminhando nessa direção, por isso, o citamos como exemplo. Ele tem o intuito de disponibilizar novos recursos didáticos aos
professores do ensino médio. O mesmo utiliza módulos que são conjuntos de
atividades de computador que pesquisam em diferentes unidades curriculares. O RIVED conta com um site com bastante facilidade de acesso, sendo bem eficaz as pesquisas realizadas, pois pesquisa por área e nível de ensino, um bom portal.
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