"Há
uma consciência coletiva da necessidade de mudanças nos atuais sistemas de
ensino."
(VALENTE,
2003, sp)
A parte do artigo o
qual fora realizada a leitura começa apresentando uma observação feita por
muitos pais, a respeito de como o filho sabe lidar tanto com tecnologias.
Muitas vezes, as crianças sabem muito mais a respeito de tecnologia do que os
adultos. Isso se torna visível até mesmo a fazer as análises das gerações.
Os jovens sentem
grande empolgação ao lidar com tecnologias como celulares, computadores e
diversas outras ferramentas. Então porque não as usar para ajudar o professor
durante sua vida docente? Todos os professores devem perceber que a mudança é
necessária no ramo da educação, assim como em todas as áreas.
A partir do momento
em que um professor "tradicional" entra na sala de aula e fica apenas
no quadro, escrita e provas, é como pedir para que o aluno reprima todas as informações que ele trouxe consigo e preste
atenção somente na aula de conteúdos monótonos.
Muitas vezes, esse
aluno cheio de novas informações é considerado indisciplinado por querer contar
tudo o que sabe. Esse problema poderia ser resolvido abrindo espaço para que
ele demonstre seus saberes e opiniões.
O professor não pode
ser o "professor acomodado" onde tudo está bom como está. Mas também
não pode ser o "professor fascinado" achando que a tecnologia
resolverá todos os problemas. Então como deve ser?
De acordo com Valente
(2003, sp) "professores ponderados: acreditam na importância do computador
na sala de aula, porém ainda terão que encontrar novas formas de
integração.". Ou seja, mudar é possível, mas somente com dedicação e
trabalho.
Para concluir, é
preciso que o professor pense em maneiras as quais o aluno irá aprender, com seriedade,
mas de forma dinâmica o conteúdo que se pretende ensinar. É necessário a
mudança na medida certa, para uma verdadeira aprendizagem e interesse por
parte dos alunos.
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