quarta-feira, 19 de abril de 2017

Opinião sobre o artigo de Vânia Valente: "Comunicação e Educação: Práticas Vertentes"

"Há uma consciência coletiva da necessidade de mudanças nos atuais sistemas de ensino."
(VALENTE, 2003, sp)

A parte do artigo o qual fora realizada a leitura começa apresentando uma observação feita por muitos pais, a respeito de como o filho sabe lidar tanto com tecnologias. Muitas vezes, as crianças sabem muito mais a respeito de tecnologia do que os adultos. Isso se torna visível até mesmo a fazer as análises das gerações.
Os jovens sentem grande empolgação ao lidar com tecnologias como celulares, computadores e diversas outras ferramentas. Então porque não as usar para ajudar o professor durante sua vida docente? Todos os professores devem perceber que a mudança é necessária no ramo da educação, assim como em todas as áreas. 
A partir do momento em que um professor "tradicional" entra na sala de aula e fica apenas no quadro, escrita e provas, é como pedir para que o aluno reprima todas as informações que ele trouxe consigo e preste atenção somente na aula de conteúdos monótonos.
Muitas vezes, esse aluno cheio de novas informações é considerado indisciplinado por querer contar tudo o que sabe. Esse problema poderia ser resolvido abrindo espaço para que ele demonstre seus saberes e opiniões. 
O professor não pode ser o "professor acomodado" onde tudo está bom como está. Mas também não pode ser o "professor fascinado" achando que a tecnologia resolverá todos os problemas. Então como deve ser?
De acordo com Valente (2003, sp) "professores ponderados: acreditam na importância do computador na sala de aula, porém ainda terão que encontrar novas formas de integração.".  Ou seja, mudar é possível, mas somente com dedicação e trabalho. 
Para concluir, é preciso que o professor pense em maneiras as quais o aluno irá aprender, com seriedade, mas de forma dinâmica o conteúdo que se pretende ensinar. É necessário a mudança na medida certa, para uma verdadeira aprendizagem e interesse por parte dos alunos. 



      

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