Minha opinião...
Relatarei aqui, em um breve texto, a minha experiência ao realizar uma pesquisa de campo em três escolas de Criciúma. A pesquisa foi realizada com a ajuda da minha amiga e colega de classe Márcia (marciasouzalemos.blogspot.com.br).
Na Escola A, fomos mal recebidas da primeira vez, mesmo que esta escola é da Rede Particular de ensino. Não aceitaram responder o questionário na hora, pediram para deixarmos o questionário lá, e assim fizemos. Quando fomos buscar a diretora estava presente, então fomos bem recebidas e recebemos bastante atenção. Além da escola, também entrevistamos um professor da mesma, e além dele, no dia em que fomos buscar outra professora respondeu algumas questões que haviam sido deixadas em branco. O professor que respondeu o questionário não utiliza muito as tecnologias, já a outra que encontramos utiliza frequentemente. Isso me mostrou que a maneira de trabalhar não depende apenas da escola, mas também do professor. Para as fotos, na segunda visita aceitaram com facilidade.
Na Escola B, uma escola estadual a situação inverteu haha Primeiramente fomos bem recebidas mesmo que a direção pediu para ficar com o formulário, nos trataram bem só que para pegá-los foi um transtorno! Tivemos que ir quatro vezes na escola e mesmo assim a direção preencheu, na nossa terceira tentativa de busca, na hora que estávamos lá e o do professor só conseguimos no quarto dia de visita a escola. A direção nos fez muuuuitas perguntas, querendo saber o porque que tirar fotos e apresentar esse questionário em aula iria ter relação com a matemática. Nos deu muito trabalho explicar para ela a relação. Isto me fez perceber que até mesmo a direção da escola possui uma barreira em relacionar matemática e tecnologia, o que de certa forma, não era pra acontecer considerando o mundo tecnológico em que vivemos. Mesmo que houve um desencontro para pegar o formulário do professor, este respondeu as questões muito bem, realmente expôs sua opinião e nos deu conselhos bons a respeito de tecnologia, ensino e matemática.
Na Escola C, fomos bem recebidas, só que houve um receio por parte da direção parecia que estavam respondendo por obrigação, não por vontade própria. O questionário ficou com algumas questões em branco, o que reforça que a direção não pediu para que a professora respondesse bem as questões. Como a visita foi rápida, não há muito a falar, mas o laboratório de informática parado, com boas máquinas (aparentemente) é uma pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário