sexta-feira, 3 de março de 2017

Vamos saber um pouco sobre tecnologia educacional?




"A tecnologia educacional é o estudo e prática ética da facilitação do aprendizado e a melhoria da performance através da criação, uso e organização de processos e recursos tecnológicos."


Aprofundando mais...

A tecnologia educacional é uma área de estudo que se preocupa com o design de oportunidades de ensino e aprendizagem. É comum associar a área de tecnologia educacional estritamente ao uso de dispositivos mídias na educação, como o livro, o filme ou o computador. Essa perspectiva, mais restrita é usualmente relacionada a informática na educação ou a "...inserção do computador no processo de aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação."


As mudanças provocadas pelo uso das tecnologias educacionais geram a necessidade de competências que até então não eram necessárias, mas que neste novo contexto deverão ser desenvolvidas pelos indivíduos. Neste contexto, a tecnologia educacional é o meio e não o fim do processo educativo e como tal deve ser inserida nas atividades de sala de aula como companheira e não apenas como uma forma de automatizar processos antes realizados, pois assim assumimos a produção de novos conhecimentos e não somente a reprodução.
Existem várias formas de tecnologias educacionais, só que pode-se separar como as mais destacadas quatro delas: Softwares Educacionais, Jogos Educativos, Dispositivos de Interação com Usuário e Sistemas Operacionais com Conteúdo Educacional.



De acordo com o próprio site da ABT: 
"A ABT  - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional é uma entidade não-governamental, de caráter técnico-científico, filantrópico, sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal. Seu objetivo é:

'impulsionar, no país, os esforços comuns e a aproximação mútua para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da Tecnologia Educacional, em favor da promoção humana e da coletividade'." 
De maneira mais ampla...
A Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) atua nesta frente e tem como objetivo principal a ampliação do uso das tecnologias educacionais nos processos de aprendizagem de todo o país. Segundo a ABT, ainda há resistência por parte de alguns profissionais da educação, que temem ser substituídos pela tecnologia. Mas é preciso saber que "tecnologia é apoio e não substituta da ação". Aliar tecnologia educacional a bons professores é a solução para o ensino, tanto da rede pública, quanto da rede particular.
A ABT possui revistas digitais que podem ser encontradas no site: 




   
Além da ABT, algumas instituições de ensino superior também possuem suas revistas que contribuem para a educação, elas podem ser encontradas fazendo uma pesquisa rápida e básica no Google. 
Existe uma forte relação entre tecnologia educacional, sociedade e conhecimento porque uma precisa da outra para existir e ser eficaz, essa relação pode ser explicitada com questionamentos: há conhecimento sem sociedade?; há tecnologia educacional sem sociedade e sem conhecimento?; Ao respondermos essas perguntas já percebemos que uma precisa da outra para tudo!  E nós, no nosso desenvolvimento histórico também necessitamos da tecnologia educacional, por exemplo aqui nesse blog essa tecnologia já está nos auxiliando na educação, pois consigo transmitir meus conhecimentos. E hoje em dia, na sala de aula e no dia-a-dia ela nos auxilia muito no processo de ensino-aprendizagem.


Para finalizar...
Um site selecionou oito motivos, entre benefícios, vantagens e curiosidades sobre o uso da tecnologia na educaçãoConfira!

1. Aprimorar a qualidade da educação: proporcionando novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias, formando educadores e os ajudando a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional.

2. Ajudar a elevar os índices de desenvolvimento da educação básica: para que, em 2022, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), oferecida nas escolas públicas brasileiras, alcance a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) de 6,0.

3. Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras: ampliando possibilidades para alunos e para professores e transformando a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e significativa.

4. Contribuir para a diminuição das reprovações e da evasão escolar: auxiliando os alunos com facilidades ou dificuldades de aprendizagem através da educação personalizada, e despertando o interesse deles para os estudos.

5. Aumentar a integração e o diálogo entre alunos e professores: incentivando a autoconfiança, afetividade, autonomia e socialização entre docentes e discentes.

6. Auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos: ampliando a sala de aula para fora do horário e do ambiente escolar, e melhorando, inclusive, a produtividade na lição de casa.

7. Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem: aumentando, também, o diálogo com a família, em casa, sobre os assuntos vistos em aula.

8. Despertar a curiosidade e as novas descobertas: estimulando novas experiências através da cultura digital, construindo novas competências e contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.


 
Referências:

 
 
 

 

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