"A tecnologia educacional é o estudo e prática ética da facilitação
do aprendizado e a melhoria da performance através da criação, uso e
organização de processos e recursos tecnológicos."
Aprofundando mais...
A tecnologia educacional é uma área de estudo que se preocupa
com o design de oportunidades de ensino e
aprendizagem. É comum associar a área de tecnologia educacional estritamente ao
uso de dispositivos mídias na educação, como o livro, o filme ou o computador.
Essa perspectiva, mais restrita é usualmente relacionada a informática na
educação ou a "...inserção do computador no processo de aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades
de educação."
As mudanças provocadas pelo uso das tecnologias educacionais
geram a necessidade de competências que até então não eram necessárias, mas que
neste novo contexto deverão ser desenvolvidas pelos indivíduos. Neste contexto,
a tecnologia educacional é o meio e não o fim do processo educativo e como tal
deve ser inserida nas atividades de sala de aula como companheira e não apenas
como uma forma de automatizar processos antes realizados, pois assim assumimos
a produção de novos conhecimentos e não somente a reprodução.
Existem várias formas de tecnologias educacionais, só que pode-se separar como as mais destacadas quatro delas: Softwares Educacionais, Jogos Educativos,
Dispositivos de Interação com Usuário e Sistemas Operacionais com
Conteúdo Educacional.
De acordo com o próprio site da ABT:
"A ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional é uma entidade
não-governamental, de caráter técnico-científico, filantrópico, sem fins
lucrativos e de utilidade pública municipal. Seu objetivo é:
'impulsionar, no país, os esforços comuns e a aproximação mútua para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da Tecnologia Educacional, em favor da promoção humana e da coletividade'."
De maneira mais ampla...
A
Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) atua nesta frente e tem
como objetivo principal a ampliação do uso das tecnologias educacionais nos
processos de aprendizagem de todo o país. Segundo a ABT, ainda há
resistência por parte de alguns profissionais da educação, que temem ser
substituídos pela tecnologia. Mas é preciso saber que "tecnologia é apoio
e não substituta da ação". Aliar tecnologia educacional a bons professores
é a solução para o ensino, tanto da rede pública, quanto da rede particular.
A ABT possui revistas digitais que podem ser encontradas no site:
Além da ABT, algumas instituições de ensino superior também possuem suas revistas que contribuem para a educação, elas podem ser encontradas fazendo uma pesquisa rápida e básica no Google.
Existe uma forte relação entre tecnologia educacional, sociedade e conhecimento porque uma precisa da outra para existir e ser eficaz, essa relação pode ser explicitada com questionamentos: há conhecimento sem sociedade?; há tecnologia educacional sem sociedade e sem conhecimento?; Ao respondermos essas perguntas já percebemos que uma precisa da outra para tudo! E nós, no nosso desenvolvimento histórico também necessitamos da tecnologia educacional, por exemplo aqui nesse blog essa tecnologia já está nos auxiliando na educação, pois consigo transmitir meus conhecimentos. E hoje em dia, na sala de aula e no dia-a-dia ela nos auxilia muito no processo de ensino-aprendizagem.
Para finalizar...
Um site selecionou oito motivos, entre benefícios,
vantagens e curiosidades sobre o uso da tecnologia
na educação. Confira!
1. Aprimorar a qualidade da educação: proporcionando novos
caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias, formando
educadores e os ajudando a descobrir estratégias inovadoras para o
aperfeiçoamento do processo educacional.
2. Ajudar a elevar os índices de desenvolvimento da
educação básica: para
que, em 2022, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), oferecida
nas escolas públicas brasileiras, alcance a meta proposta pelo Ministério da
Educação (MEC) de 6,0.
3. Tornar as aulas mais atraentes e inovadoras: ampliando possibilidades
para alunos e para professores e transformando a aprendizagem, tornando-a mais
motivadora e significativa.
4. Contribuir para a diminuição das reprovações e
da evasão escolar: auxiliando
os alunos com facilidades ou dificuldades de aprendizagem através da educação
personalizada, e despertando o interesse deles para os estudos.
5. Aumentar a integração e o diálogo entre alunos e
professores: incentivando
a autoconfiança, afetividade, autonomia e socialização entre docentes e
discentes.
6. Auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos: ampliando a sala de aula
para fora do horário e do ambiente escolar, e melhorando, inclusive, a
produtividade na lição de casa.
7. Estimular alunos a aprenderem e a ensinarem: aumentando, também, o
diálogo com a família, em casa, sobre os assuntos vistos em aula.
8. Despertar a curiosidade e as novas descobertas: estimulando novas
experiências através da cultura digital, construindo novas competências e
contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário